Angola
É o toque para um jogo de dentro, lento rasteiro, praticado com as mãos no chão, chamado jogo de angola, onde o jogador mostra força e equilíbrio, é jogo solto de mandingueiro, onde o maior objetivo do capoeirista é enganar o adversário para poder lançar um contra-ataque. Esse é o início desta arte, a capoeira que hoje abrange muito mais do que um simples jogo.
São Bento Pequeno de Angola
São Bento Pequeno é um toque de berimbau cadenciado, ele é um jogo que permite paradas de angola e também permite subidas, um pouco mais rápido que a angola, ele encontra-se em meio termo entre a mesma e são bento grande de angola.
São Bento Grande de Angola
Esse toque é utilizado no jogo de Angola, é tocado com o berimbau viola, há grupos de capoeira que usam o toque São Bento Grande de Angola para jogar “regional” um jogo rapido e de floreios.
São Bento Grande de Angola seria o mesmo que a capoeiragem do tempo dos escravos, apenas assim denominada e talvez com algumas modificações. Angola, como também é conhecida, é um jogo onde predominam rasteiras e cabeçadas. É um jogo lento e cheio de armadilhas. Geralmente costuma ser um jogo baixo, com bastante movimentos próximos ao chão.
São Bento Grande de Bimba
Este toque foi criado por Mestre Bimba. É chamado também de São Bento Grande da Regional. Toca-se ele com um berimbau médio, dois pandeiros de cada lado fazem parte da formação da bateria (a essa formação instrumental dá-se o nome de “charanga”). É um toque que transmite muita energia e exige dos capoeiras muita técnica e atenção, onde o jogo é de movimentos altos e floreios.
Iúna
O toque de Iúna não possui um criador identificado, (assim como não existe ‘um criador’ da capoeira, a qual é resultado de inúmeras experiências dos afro-brasileiros no tempo da escravidão), no entanto, alguns capoeiristas atribuem sua criação ao Mestre Bimba, onde ele servia para os alunos formados demonstrarem toda a sua habilidade. Dentre estas habilidades, podemos citar: saltos, piruetas, firulas, paradas-de-mão...Esse jogo é permitido somente a praticantes que estejam no mínimo graduados a partir do nível de docente em capoeira (Formado), e é tradicionalmente feito sem palmas, sem canto e nem qualquer outro instrumento além do berimbau, para realçar a solenidade da ocasião.
Cavalaria
Em capoeira, cavalaria é o toque de alerta máximo ao capoeirista. É usado para avisar o perigo no jogo, a violência e a discórdia na roda. Na época da escravidão, era usada para avisar aos negros capoeiras da chegada do feitor. Na República, quando a capoeira foi proibida, os capoeiristas usavam a “cavalaria” para avisar da chegada da polícia montada, ou seja, da cavalaria.
Samango
Toque onde a acústica da barriga é enfatizada. Era utilizado para mostrar que existia a aproximação de pessoas no local onde estava sendo executado e acompanhava a velocidade das passadas, aumentando com a aproximação. No Brasil, principalmente no nordeste, diz-se do soldado raso, sem qualquer patente e/ou iniciante na polícia. Diz-se, ainda, daqueles que são abobalhados, sem malícia para brincadeiras pesadas e/ou maliciosas.
Santa Maria
é executado na roda, principalmente, para reviver um cenário antigo da capoeira. Há muito tempo, no cais do porto, era comum um estrangeiro ser abordado por capoeiristas pedindo-lhe que deixasse uma nota no chão, a qual seria disputada por dois jogadores que só poderiam pegá-la com a boca. O vencedor, claro, ficava com o dinheiro. Um dos toques mais bonitos do berimbau, o tocador precisa desenvolver uma escala de notas e retornar ao começo da escala que da ao ritmo uma característica muito diferente dos demais toques da capoeira, em especial da capoeira regional.
Banguela
Banguela é o mais lento toque de capoeira regional, usado para acalmar os ânimos dos jogadores quando o combate aperta. É um jogo cadenciado.
Amazonas
Amazonas é o toque festivo usado para saudar mestres visitantes de outros lugares e seus respectivos alunos. É usado em batizados e encontros.
Idalina
É um ritmo de berimbau usado na capoeira , utilizado para jogo de navalhas.
Esse toque também caracteriza um jogo competitivo, pois é um toque muito semelhante com o São Bento Grande da Capoeira Regional.
Atualmente esse toque é pouco usado nas rodas de capoeira, como também jogar ao som do toque Idalina.
Regional de Bimba
É um estilo da Capoeira voltada para o combate. Criada pelo Mestre “Bimba”, dividiu a capoeira em dois estilos, sendo a outra a Capoeira de Angola, que até então era chamado de brincadeira dos angolas. O que caracteriza a capoeira regional de Bimba é as suas sequências de ensino de ataque, defesa e contra-ataque, com movimentos mais objetivos e eficientes, sem muitos floreios rasteiros, consiste em saltos e golpes aéreos. O praticante ganha força, velocidade, elasticidade, ferocidade, reflexo e um controle mais amplo dos movimentos.
Samba de Roda
É o toque original da roda de samba, geralmente feita depois da roda de capoeira, para descansar e descontrair o ambiente. É no Samba de Roda que o capoeira mostra que é bom de samba, bom de cintura e quem tem mais habilidades para conseguir dançar mais tempo ao lado da dama, estando sujeito á golpes dos companheiros para que isso não seja possível.
Lamento
É o toque fúnebre utilizado especialmente para homenagear a memória de um capoeirista que tenha falecido, também conhecido como "A morte do Capoeira", atualmente ele esta praticamente extinto, ficando marcado na historia da capoeira e consequentemente a historia brasileira.



Nenhum comentário:
Postar um comentário